Há 12 anos não sabíamos o porquê, hoje sabemos que fomos chamados para, em saída, irmos ao encontro das pessoas e através da criatividade propor que ela encontre o verdadeiro valor de sua vida, que é o de ter sido escolhida (o) por Deus para nascer, sendo assim, filhos e filhas Dele, isto o nosso carisma nos revela.

São 12 anos sendo guiados pela força do Espírito Santo com a mão na massa, como diz o ditado popular. E, a cada dia estamos buscando, incansavelmente, a vontade de Deus, são 12 anos de revelação de Deus, da Sua vontade.

Nesses 12 anos de trabalhos e missões nos fazem, hoje, reconhecer a bondade e a misericórdia de Deus para conosco e para com os que encontramos ao longo deste tempo. Ao chegarmos nessa celebração podemos afirmar, com todas as letras, Deus está conosco, conforme nos prometera. Ele está e sempre esteve ao nosso meio durante esses anos.Quantas pessoas, quantos retiros, quantas missões, quantas casas visitamos nesses 12 anos, podemos traduzir tudo isso dizendo: “Deus é fiel mesmo.”

Somos chamados a sermos Alicerce, fortes e resilientes, isso, só nos é possível pela graça de Deus, a fim de sermos Alicerce para um mundo novo. A palavra é gratidão, gratidão á Deus e a Igreja Católica que nos possibilitou e nos possibilita a sermos uma Nova Comunidade; gratidão aos sócios e colaboradores; gratidão á todos que nos ajudaram á chegar até aqui.

Somos só uma gota no oceano, mas, pela graça de Deus, estamos fazendo a diferença. Não somos melhores do que ninguém, talvez apenas diferentes, porque nosso carisma exige isso. Chegamos até aqui, podendo afirmar, quanto caminhamos, mas, há ainda muito que caminhar. Onde vamos chegar? Não importa, o que importa é que vamos continuar caminhando. Inspirados no caminhar do povo em saída do Egito, vamos caminhando e fazendo as experiências com Deus, na certeza da terra Prometida.

12 anos que enche nosso coração de alegria, alegria esta que vem do Senhor, pois, “ vimos o Senhor”, nos alunos, nos catequizandos, nos jovens apreendidos, nas famílias, nos sacerdotes, nos jovens dependentes químicos, em tantas outras situações. Nesses 12 anos Jesus caminhou conosco na providência diária, não nos faltou nada, providenciou sempre na medida certa.

12 anos tocando o amor de Deus, por nós e por todos; 12 anos ouvindo o mesmo chamado do dia da fundação da Comunidade; 12 anos sem nunca termos sidos desamparados por Deus. Quando ao longo desses anos precisamos, ali estava Deus nos amparando. Em nossos choros a mão de Jesus Ressuscitado foi nos estendida. Quando parecia que não íamos conseguir, Jesus se tornou Cireneu para nós. Quando a dor bateu, Jesus nos deu de beber. Quando nos sentimos presos, Ele veio nos visitar. Quando nos sentimos nu, Ele nos deu Seu manto. Quando, ao longo, do caminhar nos sentimos cansados, Ele descansou conosco. Antes de sentirmos as perdas das renuncias, Ele nos apresentou 100 vezes mais. O que nos faltou Ele nos deu em acréscimo.

Agora temos o agradecimento, e, para o futuro, temos esperança e confiança!

Deus abençoe!

José Maurício Ferreira dos Santos.

Fundador e Moderador da Comunidade Alicerce.

Comentários

Comentários