Como estamos cuidando da nossa vida? Será que realmente estamos dando os devidos cuidados? Ou muitas vezes, estamos vivendo por viver, sem perceber os detalhes que acrescentam e também aqueles que nos prejudicam? Se não tivermos clareza da preciosidade da nossa vida, é claro, que não saberemos cuidar. E isso vai nos custar muito em algum momento da nossa vida!!

Estava fazendo essa reflexão, um dia desses, enquanto cuidava da horta em nossa sede, e cada mato que tirava, me lembrava dos “matos” que precisei tirar da minha vida pra continuar minha vocação, tudo aquilo que não servia mais pra vida que decidi viver. Cada praga que tirava, eu percebia que ela crescia muito perto do que havíamos plantado, então precisava de muito cuidado para arrancar sem tirar o que era bom. E percebia também que algumas raízes eram profundas e não podia tirar pela metade, teria que sair por inteira e exigia um esforço maior. Fiquei pensando: eu não sou responsável por essas pragas terem nascido aqui, mas se não fizer nada, eu serei responsável em deixar o que é bom morrer, pois prejudicará o crescimento delas.

E na nossa vida as coisas são assim também,  essas “pragas”, é o pecado original que existe em cada um de nós,  não somos responsáveis por ele, mas se deixarmos outros pecados tomam conta do espaço do nosso coração!  O lugar que precisa ser ocupado por Deus pra crescermos em santidade sendo pessoas felizes! E não adianta sermos mais ou menos, tirar a praga pela metade, tem que ser por inteiro, pela raiz, e isso exige um esforço,  exige luta, isso dói… e por nós mesmos não conseguimos, por isso temos o auxílio do Espírito Santo que nos impulsiona,  que nos ajuda a ter clareza de quem somos, de qual é o nosso objetivo e onde queremos chegar, então isso é maior do que temos que deixar,  e assim vamos dando um passo de cada vez!

Porque o mato vai voltar a aparecer! Somos seres humanos!! Mas não somos coitadinhos,  somos seres dotados de capacidades que olham para aquilo que é fragilidade e sabe onde é o lugar dele e que ele não determina quem eu sou e o que devo fazer!

Aprendi com o meu fundador que quem determina a direção da nossa vida, somos nós mesmos!!

Deus cuida da nossa vida, e Ele tem cuidado, mesmo muitas vezes sem percebermos. Mas para dar bons resultados,  precisa ser uma ação conjunta entre Deus e cada um de nós!  E esse cuidado ninguém poderá fazer por você,  somente você vai podermos cuidar!!

Deus abençoe!

Daiane Claro

Cofundadora da Comunidade Católica Alicerce

Comentários

Comentários