Deus criou a todos com algo similar: filhos a Sua imagem e semelhança! Todo nós somos iguais nesse aspecto, porém com muitas diferenças!! Podemos ver, alguns falam mais outros menos, alguns são mais extrovertidos, outros tímidos, algumas pessoas gostam de sair, outras preferem ficar em casa, e por aí vai… mas imagina quando essas pessoas, totalmente opostas convivem juntas? Isso é um problema? Será que as diferenças nos unem ou nos separam? Isso depende do ponto de vista, e depende muito de como encaro as coisas. Se olharmos somente com os olhos humanos é claro que isso não vai dar certo.  Mas será que Deus nos fez assim tão diferentes um do outro pra causar uma desordem, desunião ou até mesmo guerra? Tenho certeza que não!

Hoje viver com as diferenças é um grande desafio, seja no matrimônio, na família, escola, faculdade, no trabalho ou em uma comunidade, assim como eu vivo. É desafiador, mas ao mesmo tempo é encantador!! Digo isso, porque convivo com pessoas completamente diferentes de mim, e pessoas que não fui eu que escolhi conviver, mas que foi Deus que escolheu. E hoje posso dizer que as diferenças não nos separaram, elas unem, elas fazem cada ser humano se complementar! Olha que riqueza isso!! Olha como Deus é perfeito e pensou em cada detalhe em nos criar! E cada um de nós é um ser humano único, com as suas fragilidades sim, mas com capacidades e potencialidades que nenhum outro vai ter igual! As diferenças nos ajudam a olhar para a mesma situação de um jeito diferente, quando o outro vem e fala o seu ponto de vista. As diferenças nos ajudam a ver que algo estava errado e que com o meu olhar não percebia. As diferenças nos ajudam a respeitar mais, a compreender mais o outro, nos ajudam a ter compaixão, a se colocar no lugar do outro. As diferenças nos ajudam a amar e a perdoar mais, e nos ajudam a não sermos indiferentes com o outro! Aprendi com as diferenças do outro, que ele não é igual a mim, e que nunca vai ser aquilo que gostaria que fosse, mas que eu posso ser mais pra ele! Pra ele e para cada um que Deus coloca no meu caminho.  Se eu espero um abraço, eu posso abraçar, se eu espero um elogio, eu posso elogiar, se eu espero uma palavra de atenção, eu posso perguntar como o outro está, assim se vive muito melhor, e entendo o Evangelho quando Jesus diz: dê a outra face!

Assim se ganha muito mais, não coisas aqui na terra, mas se ganha o Reino de Deus!!

As diferenças não nos dão o direito de defender o que penso e desprezar o outro, mas nos abre a valorizar o que o outro pode me oferecer reconhecendo que ele, assim como eu, é filho de Deus, imagem e semelhança do nosso Pai Criador!!

Deus abençoe!!

Daiane Claro

Cofundadora da Comunidade Católica Alicerce

Comentários

Comentários