Em tempos de crise mundial, de quarentena a fim de evitar a proliferação do covid-19, devemos nos lembrar que só temos o hoje para Ser!

Devemos nos organizar em uma rotina de atividades restritas ao ambiente residencial (se possível) não podemos nos desesperar ou mesmo nos comportar como se nada estivesse acontecendo…Sabemos ainda que a situação se agravará, e como viver bem esse dia? sendo ele o único que temos?

A ação válida para este tempo é ir em direção ao reino de Deus no presente, seja nos familiares ou nas mídias sociais, mas principalmente o Reino de Deus que somos eu e você!

Se cuide, se previna, se organize, estude, reze, cozinhe, se exercite e se mantenha informado, execute atividades que te façam reconhecer o valor da sua vida, se for possível ligue pra alguém, converse com essa pessoa, reze com ela, utilize a internet em toda a potência contida nela, isso é ser justo! A justiça proposta no Evangelho, é a medida exata, é a preocupação equilibrada, é a partilha da angustia, mas também da Esperança, do cuidado, do Amor!

Viver a Justiça, é viver aquilo que me cabe neste momento, é diante da crise colocar à serviço a minha inteligência e minha prudência!

Como cristã, católica e missionária, acredito que existe Alguém que coloca em ordem todas as coisas, Alguém que respeita a nossa liberdade, Alguém que não nos castiga por nossas faltas, mas pelo contrário “O senhor defende os seus fiéis, mas trata com rigor os que agem com soberba. TENDE CORAGEM e UM CORAÇÃO FIRME, vós todos que esperais no Senhor” (Salmos 31, 24b-25).

Se você ainda não acredita, faço este convite, pense por alguns instantes na possibilidade de existir algo além de tudo isso, de existir Alguém que cuida de cada um de nós, que nos defende, que está conosco em cada momento e nos possibilita a esperança, a coragem e a humildade de reconhecer nossa condição humana, limitada e fragilizada diante de um vírus que tem tirado tantas vidas, e assim perceberemos que cada instante e cada pessoa que existe hoje na sua realidade pessoal, é a manifestação de um Amor incondicional que nos torna plenos!

Aí olharemos para a situação mundial com esperança, não mais como uma conspiração, como um castigo, ou como uma revanche, mas como uma oportunidade de Ser! Ser humano, Ser família, Ser cidadão, Ser cristão, Ser gente!

Amanda Barbosa da Costa

Missionária da Comunidade Católica Alicerce

Comentários

Comentários