Em pensar que um sonho ia se realizar, que um sonho era uma profecia de uma missão belíssima, desafiadora e grandiosa! Assim aconteceu com aquele que hoje celebramos o dia: Dom Bosco!

Aos nove anos de idade, ainda um menino, Dom Bosco teve um sonho e ele vai de encontro com ele, de encontro com a vontade de Deus. Sem saber como e o que seria, mas o que importava era ser obediente, fiel e perseverante. E Deus o surpreende, com um chamado, um Projeto: de ser um fundador, de ser um pai de uma infinita juventude, de ser aquele que não só amava, mas que as crianças e jovens sabiam que ele os amava!

Dom Bosco enfrentou muitos desafios… ainda criança seu pai morreu, sem referência de pai se tornou um pai para cada um que entrava em sua vida! Com um temperamento forte, precisou se moldar muito para ser dócil a ação do Espírito Santo, e mudar no que precisava para fazer a vontade de Deus. Foram anos e anos de luta, para a sua Obra ser reconhecida pela Igreja, e passou por muitas perseguições e injustiças.  Porém, Dom Bosco enfrentou tudo isso, lutou e conseguiu, porque não era uma vontade de um homem, mas sim uma vontade, um desejo de Deus!

Hoje podemos olhar para esse homem, e dizer que é possível sim ser santo, que é possível nos dias de hoje lutar por essa juventude e nunca desacreditar, nunca desanimar, pois Dom Bosco não agia e não pensava assim.

Que alegria e que graça de Deus tê-lo como o nosso Santo Baluarte, não para mostrar o que o nosso carisma deve ser, mas para confirmar o que o nosso carisma é, esse carisma de resgatar cada ser humano e de levar a cada um que Deus o criou como a Sua imagem e semelhança!  Esse carisma que nos faz olhar para cada criança e jovem com olhar de misericórdia e levar aos seus corações que é possível ser feliz! Se hoje temos essa graça de Deus: o carisma Alicerce, é porque ao longo da história Deus suscitou muitas pessoas que tiveram a coragem de seguir o Cristo mais de perto, assim como Dom Bosco!

“Deus nos colocou no mundo, para os outros.”

 

São João Bosco, rogai por nós!

Daiane Claro

(Cofundadora da Comunidade Católica Alicerce)

Comentários

Comentários