“A vida consagrada, profundamente arraigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito. Através da profissão dos conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus- virgem, pobre e obediente- adquirem uma típica e permanente visibilidade no meio do mundo, e o olhar dos fiéis é atraído para aquele mistério do Reino de Deus que já atuam na história, mas aguarda a sua plena realização nos céus.” ( Santo Papa João Paulo II, na Exortação Apóstolica Pós-Sinodal Vita Consecrata, 1998)

 

No dia 02 de fevereiro a Igreja celebra o Dia Mundial do consagrado, uma vez que, no Evangelho encontra-se a festa de apresentação do menino Jesus no Templo, 40 dias após o seu nascimento. É o filho primogênito sendo oferecido a Deus, em que acontece ali o encontro do profeta Simeão e da profetiza Ana. Lc 2,25-38.  É a revelação de Jesus, como aquele que é a luz no mundo.

Sendo assim, inúmeras congregações religiosas em Roma renovavam seus votos ao Senhor nesse dia. Foi, então, que em 1997, um ano após a IX Assembleia Geral  Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a vida Consagrada, o Papa João Paulo II instituiu i dia 02 de fevereiro como o dia mundial do consagrado. “Desejo que esta experiência se estenda a toda Igreja, de modo que a celebração do dia da vida consagrada reúna as pessoas consagradas, juntamente com outros fiéis, para cantar com a Virgem Maria as maravilhas que o Senhor realiza.” (Homilia do Santo Papa João Paulo II,1997)

A liturgia dessa festa é composta por três momentos: a liturgia da luz, com o rito da benção das velas, a Renovação dos votos  após a celebração da Palavra e a Liturgia da Palavra.

A Igreja explica que vida consagrada são aquelas pessoas que são chamadas por Deus a seguir o Cristo mais de perto, vivendo os Conselhos Evangélicos- pobreza, obediência e castidade- e através de um carisma especifico realizam sua missão anunciando os valores do Reino de Deus e denunciando tudo aquilo que é contrário a dignidade humana.

Entre as formas de consagração reconhecidas pela Igreja estão a vida eremítica, as viúvas e virgens consagradas, a vida religiosa, os institutos seculares- aqui destacam-se as Novas Comunidades, como a Comunidade Alicerce-  (CIC 920-929).

Em nosso País, e no mundo  existem muitas pessoas que ouviram a voz de Deus e hoje se dedicam ao serviço do Reino fazendo ecoar a vida do Cristo, dando continuidade no projeto de salvação. Deus abençoe a todos consagrados que hoje são portadores da graça de Deus e a revelação divina para todas as pessoas!

Feliz dia do Consagrado!

Bruna Ferreira

(Missionária da Comunidade Católica Alicerce)

Comentários

Comentários