No dia 21 de Janeiro de 2007, após 34 anos de Movimento Alicerce nascia na cidade de Pindamonhangaba-SP a Comunidade Católica Alicerce, fruto de um mover do Espirito Santo no coração de José Mauricio Ferreira dos Santos, fundador da Comunidade, em um retiro ministrado por Ricardo Alexandre de Santo André – SP.

Os primeiros anos foram de formação e discernimento do novo de Deus para a Comunidade. No dia 17 de maio de 2009 em um encontro de membros, durante um momento de oração, duas jovens são impactadas pela ação do Espírito Santo a entregarem suas vidas totalmente a Ele na Comunidade, deixaram suas casas para ali morarem, dedicando todo o tempo às missões que já existiam e às que viriam. Começava Deus a manifestar sua vontade para a Comunidade Católica Alicerce.

Novas vocações foram sendo despertadas para a Comunidade e para a Igreja. Hoje a Comunidade é formada por Missionários Vida, que deixaram suas famílias, emprego, e a Vida por completo “lá fora” para dedicarem-se inteiramente a esta missão e Missionários Aliança, que vivem a vocação em diferentes lugares, trabalho, escola, etc. Amigos e sócios são a extensão da Comunidade e acreditam nesta missão, e junto conosco, têm a missão de “Ir ao Encontro” dos necessitados levar o Evangelho de Jesus Cristo com prazer e alegria.