“A mulher é a harmonia, a mulher é a poesia, a mulher é a beleza. Sem ela o mundo não seria tão belo, não seria tão harmonioso.”

Quero iniciar esse artigo enfatizando esse trecho da homília do Papa Francisco ( 08/03/17), embora já se tenha passado alguns anos, esse trecho contém muitas verdades sobre a essência da mulher.

Aqui, ele nos revela o quanto nós somos preciosas, o quanto a alma feminina é tudo isso, sim, TUDO ISSO, nós temos em nós tudo o que precisamos para ser feliz, para superarmos os nossos desafios internos e externos. Basta ser Mulher!

Sabe, em muitas conversas com mulheres mais velhas, eu fico mais admirada com a capacidade de Deus na criação da mulher, como ele pôde expressar o seu amor no amor feminino, no olhar de uma mulher, na profundidade do coração feminino! Quem nunca se sentiu amparado no colo materno? Quem nunca se sentiu seguro com um olhar materno? Quem nunca se sentiu amado com aquele abraço que com toda ternura nos revelou que a vida poderia continuar após aquela dor? Pois é, falar de mulher é falar dessa capacidade materna, que gera um mundo melhor, que gera um ambiente mais humano, que gera uma sociedade mais harmoniosa.

A realidade de olhar para sacralidade da mulher, a realidade de voltar a ser uma mulher que busca as coisas do Céu, é urgente e necessária para a felicidade, para o combate as crises tão presentes no universo feminino, na depressão, na ansiedade, em tantos desgastes emocionais que  pairam no cotidiano feminino.

O valor de uma mulher não está nas diversas atividades que ela exerce em seu meio profissional, não está em saber dominar a tudo e a todos, até porquê é impossível ter o controle de tudo e de todos, não está em ganhar mais dinheiro do que o homem, isso é muito pouco para aquilo que realmente Deus pensa sobre a mulher.

Com tudo o que está acontecendo no mundo, eu afirmo com todas as letras, não dá para brincar com a vida, não dá para se iludir com ideologias e com movimentos que  só menosprezam a alma feminina, pois, eles não são capazes de corresponder aos nossos anseios mais profundos.

Falo isso, pelas experiências que tenho tido em nossas missões, por atender mulheres solteiras, casadas, namoradas, crianças, adolescentes, jovens e adultas, e, digo,o segredo é encontrar na fé o impulso para se deparar com sua verdade e se amparar na graça de Deus que revela a força que você mulher tem de não desistir da sua própria vida.

Para isso, temos a figura de Maria, a mãe de Jesus, que revelou para nós que é possível construir um mundo novo pela própria vida, que ensinou com um olhar discreto a graça de fortalecer o seu filho até mesmo no momento da cruz, que mostrou para a humanidade que a mulher sabe compreender os mistérios de Deus, que a mulher possui uma capacidade incrível de resistir e de prosseguir o caminho da vida na fidelidade, na obediência e no amor.

Perceba, que lembrar-se da mulher é enaltecer todas as potencialidades, é lembrar de tudo o que a mulher é, é lembrar de tudo aquilo que é sensibilidade, de tudo aquilo que é humano e feminino.

Deveria ser inaceitável a redução da condição feminina que a sociedade tem colocado, quando o mundo reduz a mulher em propagandas, quando reduz a mulher como objeto, por  conseguinte, isto faz com que a mulher se esqueça do valor que ela é, e se acostume a mendigar paixões, mendigar atenção por meio de gritos e escândalos.

No entanto, ao olhar para Nossa Senhora como referência de mulher, é possível compreender as palavras do Papa Francisco, e, assim, deixar com que o amor de Deus ecoe em seu coração feminino a fim de fazer uma grande revolução, de voltar a ser mulher.

Só é possível celebrar um feliz dia das mulheres, quando você sabe o que é preciso para ser uma mulher feliz, só é possível desejar um feliz dia das mulheres, quando você encontra na sua alma a capacidade de se doar para aqueles que estão á sua volta, só é possível comemorar o dia das mulheres, quando você entende o valor da maternidade, que expandi a humanidade. Seja mulher de verdade, não queira ser mais nem menos, queira ser o que Deus sonhou para você!

Quando você é o que Deus sonhou para você, você encontra o que você tem de mais bonito dentro do seu próprio coração, consequentemente, fica mais plausível de enxergar o seu próprio valor, não permitindo, com que ás pessoas, com que ás situações te dominem e tirem de você o maior milagre de Deus, que é o dom da sua vida!

“A mulher é a harmonia, é a poesia, é a beleza. Sem ela o mundo não seria bonito, não seria harmônico. Isso é algo pessoal, mas gosto de pensar que Deus criou a mulher para que todos nós tivéssemos uma mãe.” Papa Francisco.

Feliz dia das mulheres!

Bruna Ferreira

Missionária da Comunidade Católica Alicerce

Comentários

Comentários