Santa Teresa de Calcutá

Nascida no dia 27 de agosto de 1910 em Skopje, na Albânia, foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu.

Com saúde debilitada e após uma vida inteira de amor e doação aos excluídos e abandonados – reconhecida e admirada por líderes de outras religiões, presidentes, universidades e até mesmo por alguns países submetidos ao marxismo – Madre Teresa foi encontrar-se com o Senhor de sua vida e missão no dia 5 de setembro de 1997. Sua despedida atraiu e comoveu milhares de pessoas de todo o mundo durante vários dias.

Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões.

E foi Canonizada pelo Papa Francisco  no dia 4 de Setembro de 2016, no ano da Misericórdia

Porque Santa Teresa de Calcutá como baluarte da Comunidade Católica Alicerce?

No ano de 2015, foi o momento que Deus nos deu a graça de descobrirmos nossos santos baluartes e aprofundarmos em suas vidas, e nesse tempo foi um momento novo que vivemos de almejar e lutar para construirmos a nossa sede própria, Madre Teresa foi a sua inspiração, nosso Fundador recordou de quando ela construiu a Cidade da Paz.

Mas o que sempre chamou a sua atenção foi a convicção de Madre Teresa ao seu chamado, o abandonar-se em Deus e confiar inteiramente n’Ele e a obediência a Deus e a Igreja.
E como na vida consagrada nada é por acaso, hoje conseguimos entender melhor o porquê essa santa foi escolhida por Deus a ser a nossa baluarte. A sua conduta de vida, seus princípios, suas características, personalidade se assemelham muito ao nosso Fundador, e com certeza essa ligação muito forte da mística de Madre Teresa com o carisma que está no coração do nosso Fundador, vai se construindo a espiritualidade da Comunidade Alicerce a cada dia.

A palavra Cristológica da nossa Comunidade está em João 8, 1-11 (a mulher adúltera), onde o Cristo ao encontrar com aquela mulher o olhar dele para com ela é um olhar de profundo amor, de imensa misericórdia, que resgata a dignidade do ser humano que é. Essa era uma das características marcantes de Madre Teresa, onde levava o amor na mais profunda pobreza, não uma pobreza somente material, mas uma pobreza de amor! E como hoje vivenciamos essa pobreza, essa falta de amor! E Nossa Santa Baluarte nos confirma aonde o carisma Alicerce precisa chegar, nos que mais sofrem, e clamam: “tenho sede, tenho fome!”

“Ao encontrarmos santa Madre Teresa de Calcutá, como baluarte, depois de anos de caminhada, não é para sermos influenciados por ela, mas sim para confirmar o que devemos ser”. (Fundador e Moderador – José Maurício Ferreira dos Santos).

Comunidade Alicerce

Gostou? Compartilhe:
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.