
Somos uma comunidade porque cremos em um só Deus, que é revelado no mistério da Santíssima Trindade.
Católicos porque a nossa igreja foi fundada pelo próprio Jesus Cristo assim como diz o catecismo da Igreja Católica no parágrafo 865: “a igreja é una, santa, católica e apostólica em sua identidade profunda e última, porque é nela que já existe e será consumado no fim dos tempos ‘o Reino dos céus’, ‘o Reino de Deus’, que veio na pessoa de Cristo e cresce misteriosamente no coração dos que são incorporados até sua plena manifestação escatológica. Então todos os homens remidos por Ele, tornados nEle ‘santos e imaculados na presença de Deus no amor’, serão reunidos como único povo de Deus, ‘a Esposa do Cordeiro’, ‘a Cidade Santa descida do céu de junto de Deus’, com a Glória de Deus nela, e ‘a muralha da cidade tem doze alicerces, sobre os quais estão os nomes dos doze’ (Ap 21,14).
Atendendo ao chamado único de Deus para a Comunidade Católica Alicerce, nós como católicos seguidores de Cristo temos a missão de cumprir a ordem de Deus: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão nada sem acréscimo” (Mt 6, 33).
- Jesus Eucarístico:
Jesus Eucarístico é o centro do logotipo da Comunidade Católica alicerce, porque a experiência fundante da nossa comunidade, ocorreu quando nosso fundador José Maurício Ferreira dos Santos estava adorando Jesus no sacramento da Eucaristia.
- As pessoas em volta de Jesus Eucarístico:
A palavra de Deus nos fala: “Mas pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo. É por ele que todo o corpo coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria efetua esse crescimento visando a sua plena edificação na caridade” (Ef 4,15-16). Pode-se notar no logotipo, que as cabeças das pessoas estão inseridas em Jesus Eucarístico, pois Cristo é a cabeça e nós estamos unidos a Cristo.
Todos os membros da comunidade assumem a posição de serem membros do corpo de Cristo. De mãos dadas sim, pois nos diz o catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1396: “A unidade do corpo místico: a Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia estão unidos mais intimamente a Cristo. Por isso mesmo, Cristo os une a todos os fiéis em um só corpo, à igreja. A comunhão renova, fortalece, aprofunda essa incorporação à Igreja, realizada pelo Batismo, no Batismo fomos chamados a construir um só corpo. A Eucaristia realiza este apelo: “O cálice de benção que abençoamos não é a comunhão com sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo visto que todos participamos desse único bom” (ICor 10,16-17).
As pernas e os pés para fora representam a missão de pregar o Evangelho, “por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo” (Mt 10, 7).
As pessoas estão todas de mãos dadas, uma sendo suporte para outra e todas juntas cumprindo a ordem do Senhor: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo” (MT 6,33). Esta palavra foi dada por Deus ao nosso fundador, E desde aquele momento Esta é a palavra que direciona seus passos e os da Comunidade Católica Alicerce.
Ao olhar somente para os braços das pessoas, podemos notar um círculo representando o Alfa e o Ômega, pois é o próprio Deus que nos une e cumpre sua aliança.
As pessoas se encontram prostradas, porque assim que devemos estar diante de Jesus em adoração, assim fala a palavra do senhor: “Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus pés” (Sl 131, 7).
Pode-se observar que as pessoas estão em volta de Jesus, guardando, protegendo e mostrando Jesus, como um ostensório é importante que as pessoas possam ver Jesus dentro de cada membro da comunidade. Este círculo em volta de Jesus também representa a nossa união fraterna. Óh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos” (Sl 132,1).
Dentro da comunidade é importante saber que os trabalhos de evangelização são diversos, mas a responsabilidade é de todos. “Contudo, seja qual for o grau a que chegamos o importante é prosseguir decididamente” (Fl 3,16), O importante é não parar vamos em nossas limitações, obstáculos dúvidas pois o primordial para nós é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, sabendo que Jesus é o nosso caminho verdade e vida.
O desenho das pessoas com Contorno Dourado representa a majestade do nosso senhor Jesus Cristo, e as pessoas de branco representam a vitória sobre o pecado e o mal, vistam-se de justiça os vossos sacerdotes e jubilosos cantem de alegria vossos fiéis” (131,9).
Tema Santa Inês como grande exemplo de santidade a nós, pois a comunidade católica alicerce foi fundada no dia 21 de janeiro de 2007 após 35 anos de Movimento alicerce, a comunidade nasce no dia desta Santa, cujo nome e a sua própria vida significa pureza e castidade.
- As quinze pessoas:
Em uma das aparições de Nossa Senhora ao Frade dominicano Alano de La Roche, ela pede que anote quinze promessas essas promessas são para todas as pessoas que rezam Rosário. São elas:
- A todos os que rezarem o Rosário com devoção, Prometo minha proteção especial e grandíssimas graças.
- Aquele que perseverar na oração de meu Rosário receberá uma graça insigne.
- O Rosário será uma defesa poderosíssima contra o inferno; destruirá os vícios, libertará do pecado e dissipará as heresias.
- O Rosário fará florescer as virtudes e as boas obras, e obterá para as almas abundante misericórdia divina, nos corações que o amor ao mundo seja substituído pelo amor a Deus, elevando-os ao desejo dos bens celestes e eternos. Quantas almas se santificarão com esse meio!
- Quem se confiar em mim por meio do Rosário não perecerá pontos
- Quem rezar o meu Rosário com devoção, meditando os seus mistérios não será oprimido pela desgraça. O Pecador se converterá; justo crescerá em graças e se tornará digno da vida eterna.
- Os verdadeiros devotos do meu Rosário não morrerão sem os sacramentos da igreja.
- Aqueles que rezarem meu Rosário encontrarão durante sua vida e em sua morte a luz de Deus e a plenitude de suas graças e participarão dos métodos dos bem-aventurados.
- Libertarei muito prontamente do purgatório as almas devotas a meu Rosário.
- Os verdadeiros filhos de Rosário gozarão de uma grande glória no céu.
- Os que pedirem por meio de meu Rosário, obterão.
- Aqueles que defendem meu Rosário serão socorridos por mim em todas as suas necessidades.
- Obtive De meu filho que todos os membros da Irmandade do Rosário tenham irmãos, durante toda a vida e na hora da morte, o Santos do céu.
- Aqueles que rezarem finalmente meu Rosário serão todos meus filhos amantíssimos irmãos e irmãs de Jesus Cristo.
- A devoção ao meu Rosário é um grande sinal de predestinação.
“Eucaristia não é Deus se impondo, é Deus se doando.” (José Maurício Ferreira dos Santos – Fundador e Moderador).